A fabricante finlandesa de equipamentos de telecomunicações Nokia anunciou o desenvolvimento de um projecto para carregar telemóveis por energia solar, mas que tem ainda muitos obstáculos a ultrapassar.
Em comunicado, a Nokia indica que o projecto visou medir a viabilidade e facilidade de carregar telemóveis utilizando energia solar, para permitir carregar os terminais onde não há condições para os ligar a uma rede eléctrica.
A investigação foi realizada com protótipos de telemóveis com um painel solar embutido na parte de trás do equipamento, que foram testados no Círculo Polar Árctico, no Sul da Suécia, no Quénia e no Mar Báltico.
Os resultados do estudo permitem chegar à conclusão de que o carregamento por energia solar é possível, mas os protótipos apenas conseguiram acumular energia para estarem em «stand by» e para um tempo muito limitado de conversação.
A Nokia conclui que «ainda há um longo caminho a percorrer para encontrar uma solução de carregamento eficaz e sem restrições».
Observa que as pequenas dimensões dos telemóveis limitam a capacidade de captação de energia solar para carregar os telemóveis.