Fundação britânica anuncia microcomputador por 25 dólares

Publicado em 30/12/2011 00:47 em Destaques

A fundação britânica Raspberry PI Foundation, apoiada pela Universidade de Cambridge, deverá lançar em Janeiro o microcomputador Raspberry PI, aproximadamente do tamanho de um cartão de crédito, por 25 dólares (19 euros) ou 35 dólares (27 euros), preços dos modelos A e B.

David Braben, responsável da fundação, disse ao sítio Internet noticioso britânico «The Verge» que a fundação acredita que a proliferação de computadores e consolas de fácil utilização mas dispendiosos deixa à margem muitas pessoas sem capacidade económica.

«Esperamos, ao criar um dispositivo barato e pequeno, abrir as portas a pessoas que de outra forma não pensariam em aprender como funcionam os computadores», observou.

O microcomputador, em desenvolvimento há cerca de cinco anos, foi pensado para se ligar à televisão e permite um conjunto de tarefas comuns em computadores, como trabalhar com folhas de cálculo ou processadores de textos e jogar, segundo o sítio Internet da fundação britânica.

O microcomputador, com dimensões de 8,56 centímetros (cm) por 5,4 cm e uma espessura de 17 milímetros, pesa 45 gramas, é baseado em sistema operativo Linux, traz um processador ARM a 700 megahertz, 128 ou 256 megabytes de memória RAM, armazenamento em cartão SD Card e possibilidade de ligação a teclado, rato ou adaptadores de rede por porta USB, tem capacidades de vídeo e áudio e dispõe de ligação HDMI.

Poderá funcionar com bateria ou com quatro pilhas AA.

A Raspberry PI Foundation adianta que o modelo de 35 dólares inclui ligação Ethernet de rede fixa, que não está disponível no modelo A, que deverá ser mais usado no mercado da educação, mas ambos podem ter banda larga por Wi-Fi através de um dispositivo USB standard.

O microcomputador estará disponível para todo o mundo mas a fundação, que não tem fins lucrativos, não prevê que esteja à venda nos circuitos comerciais normais porque não há margem para oferecer lucros aos retalhistas tradicionais.

A Raspberry PI Foundation salienta que o objectivo foi desenvolver um computador o mais barato possível com um nível básico de funcionalidades, o que significou decisões difíceis quanto ao hardware a utilizar e interfaces a incluir.

Ainda sem comentários