As vendas de telemóveis com HTML5 deverão passar de 336 milhões em 2011 para mais de mil milhões em 2013, calcula a consultora e analista de mercado Strategy Analytics.
A consultora indica que o forte crescimento da procura será dinamizado pelos desenvolvedores de hardware e software na América do Norte, Europa e Ásia, que oferecerão serviços multimédia ricos sobre aquela tecnologia.
Neil Mawston, director executivo da Strategy Analytics, afirma que o HTML5 se transformou rapidamente numa tecnologia em forte crescimento, que ajudará na convergência futura de telemóveis, tablet PC, computadores portáteis e de secretária, televisões e até veículos.
Acrescenta que o HTML5 será uma tecnologia fulcral no crescimento de uma nuvem 4G LTE multi-ecrã que está a emergir nos operadores móveis.
A consultora adverte, no entanto, para que o HTML5 é ainda uma tecnologia pouco madura, com aplicações e funcionalidades limitadas quando comparada com plataformas de desenvolvimento nativas, como o iOS (da Apple) ou o Android (da Google), e vai requerer anos de desenvolvimento antes de atingir todas as suas potencialidades.
A decisão da Adobe de cessar o desenvolvimento do Adobe Flash como uma tecnologia móvel veio trazer maior pressão à utilização do HTML5 pelos desenvolvedores de aplicações de conteúdos ricos, para utilização em diversas plataformas.