Alcatel-Lucent inova nos 100 gigabits por segundo sobre fibra óptica

Publicado em 10/12/2011 16:33 em Destaques

A Alcatel-Lucent anunciou que desenvolveu inovações para as redes ópticas 100G (100 gigabits por segundo sobre fibra óptica), com um avanço na tecnologia «single carrier».

Em comunicado, a Alcatel-Lucent indica que os novos desenvolvimentos permitem o transporte de sinal por distâncias até 30% mais longas, mesmo com fibra de má qualidade.

Esta tecnologia deverá diminuir o número de repetidores (que servem para intensificar o sinal) necessários para manter a qualidade de transmissão, o que reduzirá os custos de implementação de redes de fibra óptica de alta capacidade.

A companhia salienta que esta inovação foi projectada para aumentar a capacidade dos fornecedores de serviços de telecomunicações e permitir-lhes responder à crescente procura de serviços que exigem elevada largura de banda, como o vídeo.

A Alcatel-Lucent adianta que vai disponibilizar o cartão 100G eXtendedReach (100G XR), que emprega técnicas para monitorizar e manter a qualidade dos sinais ópticos e que será «a primeira solução no mercado capaz de alargar substancialmente a cobertura, o desempenho e a capacidade das redes ópticas 100G, ao mesmo tempo que reduz custos de operação e de construção».

A multinacional indica que a nova tecnologia permite transmitir uma combinação de transporte a velocidades de 10G (10 Gbps), 40G e 100G em diferentes comprimentos de onda de uma fibra óptica em distâncias de 2 mil quilómetros.

A nova tecnologia da Alcatel Lucent, desenvolvida nos seus laboratórios de investigação e desenvolvimento (I&D) Bell Labs, dispõe de um chipset desenvolvido internamente e de novos algoritmos de desenvolvimento de sinal, «com menos componentes e menos complexidade do que os produtos concorrentes», que proporciona «benefícios substanciais em termos de desempenho e redução significativa de espaço e energia», garante a multinacional sediada em França.

Ainda sem comentários