As vendas mundiais de telemóveis totalizaram 440,5 milhões no terceiro trimestre, um crescimento homólogo de 5,6%, indica a consultora e analista de mercado Gartner.
A Gartner indica que as vendas de smartphones aumentaram 42% no terceiro trimestre, atingindo 115,2 milhões de unidades, ainda assim um abrandamento face aos fortes crescimentos verificados em trimestres precedentes.
As vendas de smartphones representaram pouco mais de um quarto (26%) das vendas totais de telemóveis.
As vendas de telefones tradicionais foram dinamizadas pela procura de telefones de baixo custo em mercados emergentes e pelos telefones «dualSIM» (que suportam dois cartões SIM diferentes).
Apesar de continuar a perder quota de mercado, a Nokia vendeu 105,4 milhões de telemóveis e liderou no terceiro trimestre, com uma quota de 23,9%, seguida da Samsung (quota de 17,8%), LG (4,8%) e Apple (3,9%).
Em quinto lugar surge a chinesa ZTE, com uma quota de 3,2%, seguindo-se a RIM (2,9%), HTC (2,7%), Motorola (2,5%), Huawei (2,4%) e SonyEricsson (1,9%).
A Samsung triplicou as suas vendas de smartphones e conquistou a liderança deste mercado.
O sistema operativo Android (multi-marca) liderou nos smartphones no terceiro trimestre de 2011, com uma quota de 52,5%, seguido do Symbian (Nokia), com 16,9%, pelo iOS (iPhone, da Apple), com 15,0% e do BlackBerry, da canadiana Research in Motion (RIM), com 11,0%.
O sistema operativo proprietário da Samsung Bada não foi além dos 2,2% e a Microsoft quedou-se por 1,5%, segundo a Gartner.