Quase metade (47%) dos utilizadores de telemóveis aumentou o tráfego de dados, de acordo com um estudo internacional da Oracle realizado em Setembro junto de 3 mil utilizadores de telefones móveis, na sequência de idêntica sondagem realizada um ano antes.
Em comunicado, a Oracle sublinha que se verificou um rápido crescimento no tráfego de dados e salienta que a realidade superou as expectativas. Observa que, no inquérito de 2010, metade dos interrogados disseram que no prazo de cinco anos o telemóvel substituiria a máquina fotográfica, os leitores de MP3 e os aparelhos de GPS, No entanto, em Setembro deste ano 43% dos interrogados usavam telemóvel em substituição da câmara fotográfica, 34% em vez do MP3 e 24% trocaram o GPS pelo terminal móvel.
A Oracle adianta que o download de aplicações continua também em grande crescimento e a sondagem do ano em curso revela que 55% dos inquiridos descarregaram pelo menos uma aplicação gratuita para o seu terminal e 25% pelo menos uma aplicação paga.
Mais de metade (57%) dos inquiridos disse que ou já possui um tablet PC ou planeia adquirir um no espaço de 12 meses.
No entanto, mais de dois terços continua a ter preocupações de segurança com a utilização de serviços móveis online. Afirmaram que não acreditam ou têm dúvidas sobre a segurança do armazenamento de dados no telemóvel ou sobre a sua transmissão 68% dos que responderam ao inquérito.