Samsung vai manter foco nos telemóveis na área móvel

Samsung vai manter foco nos telemóveis na área móvelPublicado em 11/11/2011 13:24 em Destaques

O foco da Samsung será sempre nos telemóveis, em particular nos smartphones, mas quer também crescer na área dos media tablet PC, disse ao Falar de Tecnologia Hugo Braz, responsável de Marketing da Samsung para a área Mobile.

A Samsung lidera em Portugal na área dos telemóveis tradicionais e dos smartphones desde o segundo trimestre de 2011, com uma quota de mercado da ordem dos 38%, adiantou Hugo Braz, falando à margem do lançamento do Samsung Galaxy Note, um smartphone de dimensões generosas com funcionalidades de tablet, um bloco notas e a ferramenta S-Pen, para escrever no dispositivo.

Assinalou que a estratégia da Samsung em Portugal, no contexto económico que se vive no país, é estar presente em todos os segmentos do mercado de telemóveis, com preços que vão dos 25 aos 700 euros.

Na apresentação do Galaxy Note, os responsáveis da Samsung adiantaram que aquele equipamento «representa uma nova categoria de equipamentos», que combina as vantagens de um smartphone com funções de tablet mas que é também um versátil bloco de notas.

O equipamento dispõe de um processador dual core de 1,4 GigaHertz (GHz), sistema operativo Android 2.3, memória interna de 16 ou 32 Gigabytes (Gb), ecrã sensível ao toque HD de 5,3 polegadas, comunicações 3G com banda larga HSPA+ e Wi-Fi e câmaras fotográficas de 8 e 2 megapixel.

Os responsáveis da Samsung assinalaram que a alta resolução do ecrã permite ver apresentações Power Point, páginas Web ou visualizar livros electrónicos «de forma confortável».

Hugo Braz defende que o Galaxy Note é indicado para os consumidores que «querem muita tecnologia que lhes facilite a vida».

Os compradores alvo daquele equipamento são os do segmento empresarial que querem uma ferramenta de produtividade bastante portátil e os consumidores que querem muita tecnologia, precisou.

Hugo Braz afirmou ao Falar de Tecnologia que a Samsung pretende ser a principal alternativa à Apple no mercado dos tablet, onde está a crescer mas detém uma quota ainda inferior a 10% em Portugal, embora com 60% de quota nos tablets baseados na plataforma Android, da Google.

O responsável da Samsung Portugal observou que a opção da marca nos media tablet PC é pela plataforma Android mas terá «sempre o que os consumidores desejarem», indicando que vai ter em 2012 um tablet com o sistema operativo Windows 7.

Hugo Braz previu que o Android vai continuar a ganhar importância no mercado dos media tablet.

Indicou que até ao fim de 2011 sairão versões dos tablet só com Wi-Fi (sem comunicações móveis 3G), mais baratos, e estará disponível o tablet de 7 polegadas, só com Wi-Fi ou com Wi-Fi e 3G.

Observou que o tablet com ecrã de 10,1 polegadas está disponível nos operadores móveis Vodafone e TMN e a Samsung está em fase final de negociações com um operador para comercializar o de 8,9 polegadas, e está em negociações com todos os operadores móveis em Portugal para comercializarem o tablet de 7 polegadas.

Ainda sem comentários