A produção mundial de computadores pessoais aumentou 3,2% no terceiro trimestre, para 91,79 milhões de unidades, revelou a consultora e analista de mercado Gartner.
As vendas na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) caíram 2,9%, para 26,59 milhões de máquinas.
Na Ásia/Pacífico, as vendas cresceram 6% e atingiram 31,8 milhões de unidades. A América Latina teve a maior progressão, de 19,6% no terceiro trimestre.
Nos Estados Unidos as vendas aumentaram 1,1%, para 17,8 milhões de computadores, e no Japão subiram 3%, para 3,9 milhões de máquinas.
A HP manteve a liderança mundial e reforçou ligeiramente a sua quota de mercado, com vendas de 16,23 milhões de unidades e e uma quota de 17,7%.
A grande novidade vem da Lenovo, o grupo chinês que há vários anos comprou a divisão de PC da IBM, que aumentou 25,2% as suas vendas mundiais no terceiro trimestre, para 12,35 milhões de máquinas, e alcançou o segundo lugar, com uma quota de mercado de 13,5%, ultrapassando a Dell e a Acer.
A Dell ficou em terceiro lugar, com 11,6% do mercado, o grupo Acer (anterior número dois) em quarto, com uma quota de 10,6%, e a Asus em quinto, com uma quota de 6,2%.
Nos Estados Unidos, a HP ocupa o primeiro lugar de vendas, seguida Dell, da Apple, da Toshiba e da Acer.
Na região EMEA, a liderança pertence também à HP, seguida da Acer, Asus, Dell e Lenovo.