Duplicação da velocidade banda larga aumenta 0,3% o PIB

Publicado em 10/10/2011 23:45 em Destaques

Uma duplicação da velocidade da banda larga num país induz um aumento de 0,3% na riqueza produzida pela sua economia, indica um estudo desenvolvido pela Ericsson, Arthur D. Little e Universidade de Tecnologia de Chalmers.

O estudo, patrocinado pela Ericsson, revela uma correlação positiva entre o aumento da velocidade de banda larga num país e o seu crescimento económico.

Segundo o relatório, a automatização e simplificação de processos, o aumento da produtividade e o melhor acesso a serviços básicos como educação e saúde são factores que explicam os efeitos positivos da velocidade da banda larga.

A Ericsson estima que o aumento de 0,3% no PIB dos países da OCDE equivale a 126 mil milhões de dólares (mais de 92 mil milhões de euros) de crescimento adicional e corresponde a mais de um sétimo da taxa média de crescimento naquela zona económica.

O estudo foi realizado nos 33 países da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos, incluindo Portugal, para isolar os efeitos económicos do aumento da banda larga, utilizando análises matemáticas de regressão e os dados trimestrais do PIB 2008/2010 e testando as relações de causalidade.

Outro estudo da Ericsson com a Arthur D. Little, efectuado no ano passado, permitiu estimar que por cada 10 pontos percentuais de aumento de penetração da banda larga o PIB cresce 1 ponto adicional.

Johan Wibergh, responsável da unidade de redes da Ericsson, citado em comunicado, prevê que o número de pessoas com acesso a banda larga passará dos actuais mil milhões para cerca de 5 mil milhões em 2016, a maioria das quais com banda larga móvel.

Ainda sem comentários