Steve Jobs vencido pelo cancro aos 56 anos

Publicado em 06/10/2011 12:02 em Destaques

O fundador da Apple Steve Jobs, que tantas vitórias conseguiu ao longo sua vida profissional, morreu aos 56 anos derrotado por um cancro, ao fim de sete anos de luta.

Jobs morreu nos Estados Unidos a 5 de Outubro de 2011 e a notícia foi conhecida por uma mensagem electrónica enviada pelo CEO Tim Cook aos trabalhadores da Apple (hoje às 2H00 de Lisboa) em que anuncia que Steve Jobs morreu e que «a Apple perdeu um visionário e génio criativo e o mundo perdeu um fantástico ser humano».

Steven Paul Jobs nasceu a 24 de Fevereiro de 1955 na Califórnia, filho de um casal de universitários jovens que o deu para adopção.

Aos 17 anos entrou para a universidade de Reed College, em Portland (Oregon), que teve de abandonar meses mais tarde por dificuldades financeiras.

Em 1974 foi trabalhar para a Atari na produção de videojogos mas em 1976, aos 21 anos, funda a Apple na garagem dos seus pais, em conjunto com o seu amigo Steve Wozniak, que trabalhou na área de calculadoras da Hewlett Packard (HP).

Um ano mais tarde, surge o primeiro protótipo de do computador Apple e para o produzir os dois amigos tiveram de vender alguns bens pessoais, incluindo o automóvel de Jobs.

O êxito do computador Apple viria a ser toldado pelo lançamento em 1981 do primeiro computador pessoal (PC) da IBM, que rapidamente ultrapassou as vendas da marca da maçã

Steve Jobs procurou então os melhores engenheiros, designers e desenvolvedores de software para o ajudarem a tornar realidade a sua visão de uma máquina que fosse um computador com um interface amigável para os utilizadores.

Daí nasceu em 1984 o MacIntosh, o primeiro computador a funcionar na base de ícones e com um rato, numa época em que os computadores pessoais IBM ou IBM compatíveis se baseavam em comandos escritos ou combinações de teclas.

Só vários anos mais tarde o Windows vem a criar um interface de utilizador semelhante ao dos primeiros MacIntosh.

Entretanto Jobs entra em litígio com a administração da Apple por ter uma visão diferente do negócio e em 1985 sai da empresa que fundara aos 21 anos e cria a NExT, uma empresa de hardware e software.

No ano seguinte compra a George Lucas uma empresa de animação que passa a designar-se Pixar Studios e produz filmes de animação como «Toy Story» ou «Finding Nemo». A Pixar fundiu-se em 2006 com a Walt Disney e Jobs ficou como maior accionista da nova empresa.

Em Dezembro de 1996, Steve Jobs volta à Apple através da compra da empresa NeXT, numa altura em que a marca da maçã atravessava grandes dificuldades financeiras, Jobs volta a dirigir a empresa que fundou em 1976 e os dias dourados voltaram à Apple.

No final de 1997 Steve Jobs anuncia uma loja online de aplicações informáticas, em 1998 renova os computadores da marca da maçã, com o lançamento do iMac e novo sistema operativo iOS. Segue-se a diversificação da Apple para a música digital, com o iPod e a loja online de música iTunes, em 2007 lança o smartphone iPhone, um caso ímpar de sucesso, seguindo-se o iPad, o media tablet PC que ainda domina o mercado mundial neste segmento.

Um cancro do pâncreas, diagnosticado em 2004 e nesse ano removido, provocou a primeira ausência temporária do líder carismático da Apple, que se repetiu em 2009 e no início de 2011, por razões de saúde. Em todas as ausências foi provisoriamente substituído por Timothy (Tim) Cook.

A 24 de Agosto de 2011, Steve Jobs envia uma carta à administração da Apple em que anuncia a sua resignação ao cargo de CEO e propõe que Timothy Cook o substitua naquelas funções.

«Sempre disse que no dia em que não conseguisse cumprir com os meus deveres e responder às expectativas como CEO da Apple, seria o primeiro a dar-vos conhecimento disso. Infelizmente esse dia chegou.

Deste modo, renuncio ao cargo de CEO da Apple. Contudo, gostaria de continuar a servir a Apple como Director do Conselho de Administração e empregado da Apple, se assim aceitarem.», afirma Steve Jobs na sua carta de resignação.

A administração da Apple nomeia Tim Cook como novo CEO e elege Steve Jobs para presidente da administração.

Terça-feira, dia 4 de Outubro, Tim Cook anuncia o iPhone 4S, uma versão renovada do iPhone 4, o sistema operativo iOS 5, novas funcionalidades e preços mais baixos para os iPod e novidades na nuvem.

No dia seguinte morre Stevem Paul Jobs, o fundador e grande obreiro do sucesso da Apple, mas também um visionário e grande inovador nas tecnologias da informação que hoje (quase) todos usamos.

Ainda sem comentários