A empresa italiana Messagenet, um operador de rede fixa e de voz sobre Protocolo Internet (VoIP), contestou junto da Comissão Europeia a compra do operador de VoIP Skype pelo gigante de software Microsoft, revela hoje a publicação Internet EurActive.
A Messagenet, em carta dirigida à Comissão Europeia, afirma que a compra do Skype pela Microsoft vai agravar a posição dominante do Skype nos mercados de telefonia de voz sobre Internet e de videotelefonia.
A Messagenet pede à Comissão Europeia que desligue o Skype do Windows para evitar um efeito negativo na concorrência, devido ao mais fácil acesso dos utilizadores do Windows ao Skype, o que iria afectar as outras empresas que estão no negócio de VoIP.
A Microsoft pagou 8,5 mil milhões de dólares (6,3 mil milhões de euros) pelo Skype, um negócio que permite habilitar os smartphones baseados na plataforma Windows Phone a competirem com os telefones Android e iPhone, que já permitem funcionalidades de «vídeo chat».
O negócio já foi aprovado em Junho pelos reguladores norte-americanos mas a sua conclusão depende ainda da aceitação pelas autoridades da União Europeia.
Na carta, a companhia italiana requer que a Comissão obrigue o Skype e a Microsoft a «tornar interoperáveis os seus serviços IP de voz, videotelefonia e serviços de presença, fornecendo aos concorrentes acesso às interfaces necessárias para os seus produtos serem capazes de “falar” com o software Skype, incluindo as funções de voz de alta definição».
O Skype nunca permitiu aos operadores concorrentes ligarem-se ao seu software, tornando impossível fazer chamadas VoIP para os seus clientes a partir de fornecedores rivais.
A Messagenet queixa-se de que a posição dominante do Skype no mercado de telefonia sobre Internet já afecta os serviços dos operadores concorrentes, principalmente devido à falta de interoperabilidade.
O operador italiano considera que se o Skype juntar à sua grande comunidade de clientes a colossal base de utilizadores da Microsoft, isso implicará uma vantagem desleal para a empresa líder do mercado de VoIP.