McAfee lança hoje novo «All Access 2012»

Publicado em 27/09/2011 00:17 em Destaques

A empresa de segurança informática McAfee lança hoje, terça-feira, a nível mundial o novo software «McAfee All Access 2012», que segundo Marc Vos, responsável internacional da empresa, «é uma nova maneira de pensar a segurança».

A filosofia do novo software é garantir a segurança de todos os dispositivos de um utilizador, seja computador de secretária ou portátil (incluindo equipamentos Apple), tablet PC ou smartphone, com uma única licença, indicou Vos, numa apresentação antecipada à imprensa (com embargo).

No entanto, a protecção para Media tablet PC apenas está disponível para a plataforma Android e a protecção de smartphones para os que têm os sistemas operativos Android, Symbian ou Blackberry.

O All Access está disponível com licenças para todos os dispositivos de um utilizador (por 89,95 euros) ou para todos os dispositivos de até cinco utilizadores (por 119,95 euros).

A McAfee continua a disponibilizar no mercado as suas versões tradicionais de software de segurança, o Anti-vírus Plus, o Internet Security e o Total Protection, precisou o responsável da empresa.

Marc Vos destacou que actualmente metade dos utilizadores de telemóveis nos Estados Unidos têm um smartphone e que se prevê que em 2015 haja 82 milhões de tablet PC naquele país.

Aquele responsável da McAfee salientou que um número significativo de pessoas protege os seus computadores mas não smartphones ou tablets, porque não sabem como o fazer e consideram que sai muito caro.

Mas o malware móvel duplicou entre o segundo trimestre de 2009 e igual período de 2011 e apresenta actualmente um crescimento exponencial, indicou o director da companhia.

No caso dos computadores e portáteis Mac, da Apple, até recentemente pouco visados por malware, 82% dos seus utilizadores acreditam que não há risco de os seus equipamentos serem infectados e 74% consideram que a sua informação pessoal está segura online.

Uma ilusão, porque com o crescimento da base de utilizadores Mac esta plataforma começou a ser visada pela pirataria informática.

Marc Vos indicou que no fim de 2010 já havia 5 mil versões de malware desenhadas para Mac e que o seu número apresenta hoje um crescimento de 10% ao mês.

O director da companhia sublinhou que, no caso dos terminais móveis, além das funcionalidades de segurança normais, o All Access permite bloquear remotamente a partir de um PC o acesso aos dados contidos no smartphone ou tablet, incluindo os dados do cartão SIM, localizar o dispositivo num mapa e bloquear o seu funcionamento.

Vos explicou que a Apple tem «regulamentos fortes» e, por isso, a McAfee não teve possibilidade de abranger dispositivos com o sistema operativo iOS.

Adiantou que o «All Access» tem protecção residente no PC e também na «cloud» quando a máquina está ligada à Internet.

O produto permite a encriptação de ficheiros, a criação de zonas de armazenamento protegidas por password, bloqueia acesso a programas inapropriados e monitoriza o acesso a redes sociais.

O Net Guard verifica aplicações que pretendem enviar ou receber dados e se for potencialmente perigoso bloqueia a ligação, o Deep Page Protection protege contra ligação a sites perigosos e o iFrame Scanning bloqueia conteúdos potencialmente perigosos em sites considerados seguros (mas que podem estar a ser alvo de ataques).

O software permite um conjunto de controlos parentais e monitoriza as actividades das crianças na Internet, permite alertas aos pais por telefone, pode limitar o tempo que as crianças passam online ou no computador, admite a definição de sites proibidos e está apto para elaborar relatórios sobre onde a criança se ligou online.

Ainda sem comentários