As vendas globais de tablet PC cresceram 303,85 homólogos (face ao mesmo período do ano anterior) no segundo trimestre de 2011, para 13,6 milhões de unidades, indicou a consultora e analista de mercado IDC.
Com base no forte crescimento verificado no segundo trimestre, a IDC reviu em alta a sua previsão de vendas mundiais de tablet em 2011, para 62,5 milhões de dispositivos.
O iPad 2, da Apple, representou mais de dois terços das vendas de media tablet no segundo trimestre, com 9,3 milhões de unidade e uma quota de mercado de 68,3%, acima da quota de 65,7% do primeiro trimestre, revela a IDC.
A Research in Motion (RIM) entrou neste segmento no segundo trimestre, com o seu PlayBook, alcançando uma quota de 4,9% do mercado mundial.
O reforço da Apple e a entrada da RIM na área dos tablet PC foram responsáveis por uma perda de quota de mercado da plataforma Android (da Google) neste segmento, passando de 34,0% no primeiro trimestre para 26,8% do mercado no segundo.
A IDC prevê que no terceiro trimestre a quota de mercado dos tablet PC Android volte a baixar, para 23,0%, mas recupere nos últimos três meses de 2011, para 25,9%.
Com a decisão da HP de descontinuar a produção de tablet PC e baixar o preço dos que tinha em stock, a IDC prevê que os Touch Pad alcancem 4,7% do mercado no terceiro trimestre de 2011, mas que a sua quota se situe em 0% no início de 2012.
A IDC prevê que o iPad continue a liderar as vendas de media tablet PC, com 40 pontos percentuais de vantagem sobre os dispositivos com plataforma Android, mas caindo para próximo de 50% no fim do ano, com a entrada de novos tablet de outros fabricantes no mercado.
A IDC indica que as vendas de eReaders aumentaram 167% homólogos no segundo trimestre, para 5,4 milhões de unidades.