A mais recente versão do sistema operativo Symbian, da Nokia, o Symbian Belle, vai passar a contar com ferramentas de colaboração e produtividade da Microsoft, anunciou hoje a Nokia.
Em comunicado, a Nokia sublinha que é a primeira vez que as ferramentas de produtividade do Office, surgem como aplicações nativas fora da plataforma Windows.
As aplicações, denominadas Microsoft Apps, estarão disponíveis no quarto trimestre e acessíveis gratuitamente para o «mercado de massas» no princípio de 2012, precisa a fabricante finlandesa.
A Nokia sublinha que estas aplicações vão adicionar um valor significativo aos clientes empresariais de smartphones com a plataforma Symbian Belle.
Com início ainda este trimestre, os utilizadores de telemóveis com a plataforma Symbian Belle poderão ter acesso ao Microsoft Lync Mobile, One Note, Power Point Broadcast e Microsoft Document Connection e no primeiro semestre de 2012 a uma actualização com o Word, Excel e Power Point como aplicações nativas.
As Microsoft Apps poderão ser importadas por Internet directamente no smartphone ou por download para um computador pessoal e irão funcionar com os Nokia N8, C7, C6-01,E7, E6, X7, 700, 701, 600 e Nokia Oro.
A Nokia, fabricante líder mundial de telefones móveis até há pouco incontestado, perdeu a liderança na área dos smartphones.
Para isso concorreram vários factores, como a grande concorrência do iPhone e de terminais baseados na plataforma Android mas também alguma desconfiança quanto ao compromisso de suporte futuro à plataforma Symbian.
No início de 2011, a Nokia a Microsoft assinaram uma parceria estratégica nos termos da qual o Windows Phone passaria a ser o principal sistema operativo dos smartphones Nokia mas o primeiro modelo resultante dessa parceria só deverá surgir no final do ano.
Confrontada com grandes perdas de vendas de smartphones no primeiro semestre, a Nokia foi obrigada a reafirmar que continuaria a garantir nos próximos anos actualizações e suporte ao Symbian e apresentou duas novas versões daquele sistema operativo, a que se junta agora o anúncio da Microsoft Apps, para a mais recente versão do Symbian.