Apple conquistou liderança mundial nos smartphones no segundo trimestre

Publicado em 23/08/2011 23:53 em Destaques

A Apple, que produz os iPhone, conquistou a liderança mundial do mercado de smartphones no segundo trimestre de 2011, revelou a consultora e analista de mercado IDC.

No segundo trimestre foram transaccionados 106,5 milhões de smartphones, um aumento homólogo (face ao mesmo período de 2010) de 65,4% e o terceiro trimestre consecutivo de vendas acima dos 100 milhões.

Ramon Llamas, analista sénior da IDC, citado em comunicado, salienta que, desde que o primeiro iPhone foi lançado em 2007, a Apple construiu a passos largos a sua posição no mercado através do hardware, software e desenvolvimento do canal de vendas.

Kevin Restivo, também analista sénior da IDC, destaca que as mudanças de liderança mostram a concorrência num mercado de smartphones em rápido crescimento e ksignifica que pode haver mudanças importantes no ranking dos cinco principais fabricantes.

O êxito da Apple deve-se a uma aposta na distribuição (mais de duas centenas de operadores), aumento da capacidade de produção e sólida procura nos mercados desenvolvidos, mas também nos países emergentes, e tanto no mercado de consumo como no empresarial, observa a IDC.

No entanto, a Apple ainda não bateu o recorde trimestral de vendas de smartphones (28,1 milhões de terminais), que pertence à Nokia.

A Apple vendeu no segundo trimestre de 2011 um total de 20,3 milhões de unidades (mais 141,7%), que lhe valeram uma quota de mercado de 19,1%, mais do dobro dos 8,4% que detinha um ano antes.

A Samsung quase quintuplicou as suas vendas de smartphones, com um acréscimo homólogo de 380,6%, para 17,3 milhões de terminais, ficando com uma quota de 17,3%, o triplo de um ano antes. O produto «estrela» Galaxi S contribuiu bastante para este comportamento.

A Nokia, até recentemente a líder destacada do mercado e que no primeiro trimestre ainda mantinha o primeiro lugar, teve uma queda de 30,4% nas vendas de smartphones e comercializou 16,7 milhões de unidades, cabendo-lhe uma quota de 16,7%, que compara com 37,3% no segundo trimestre do ano passado.

Foi a primeira vez desde o terceiro trimestre de 2009 que as vendas de smartphones da Nokia desceram abaixo dos 20 milhões de unidades.

A Research in Motion (RIM, fabricante dos BlackBerry), apesar de ter crescido 10,7% homólogos, para 12,4 milhões de terminais, foi outra perdedora ao passar de segundo para quarto lugar no espaço de um ano e perder 5,8 pontos percentuais de quota de mercado, para 11,6%.

A fabricante chinesa da Formosa (Taiwan) HTC, que lançou um conjunto de novos modelos no mercado, incluindo com tecnologia 3D, teve um crescimento de vendas de 165,9%, para 11,7 milhões de smartphones e garantiu um forte crescimento de quota de mercado, de 6,8% para 11,0% no espaço de um ano.

Ainda sem comentários