A multinacional líder na área de soluções e hardware para redes Cisco anunciou que está a colaborar com o operador português de televisão por subscrição e telecomunicações ZON Multimedia na transição para uma rede IPv6.
Em comunicado, a multinacional Cisco indica que trabalhou estreitamente com a ZON para realizar a activação de funcionalidades IPv6 nos seus acessos e para implementar uma infra-estrutura IPv6 transparente.
A Cisco considera que com aquela infra-estrutura, a ZON está a tomar a liderança nas redes de banda larga de acesso por cabo e que os seus clientes beneficiarão de um acesso Internet ubíquo e de disponibilidade de conteúdos tanto em IPv4 como em IPv6.
Enquanto o IPv4 (versão 4 do protocolo Internet), criado em Janeiro de 1983, é um endereço de 32 bits que permite menos de 4.295 milhões de endereços Internet, o IPv6 (versão 6 do protocolo Internet, que se segue ao IPv4), desenvolvido em 1994, tem 128 bits e permite mais de 340 sextiliões de endereços (3,4 vezes 10 elevado à potência 38), o que significa que é praticamente inesgotável num futuro previsível.
O número de endereços IPv4 está praticamente esgotado e esta versão não responde às necessidades futuras de desenvolvimento da Internet.
O IPv6 não é retro compatível com o IPv4 mas tem mecanismos para endereçar a transição de IPv4 para IPv6, o que permitirá a coexistência dos dois protocolos Internet.