Getjar afirma que desenvolvedores vão apostar mais no Android

Publicado em 18/08/2011 15:11 em Destaques

A GetJar, que se afirma como a maior loja online independente de aplicações, afirma que uma sondagem junto de desenvolvedores de aplicações móveis aponta para um crescente interesse pela plataforma Android, em detrimento das aplicações para o iOS, da Apple.

Em comunicado, a GetJar adianta que 80% dos programadores inquiridos disse que desenvolve actualmente aplicações para iPhone/iPod Touch e 59% para iPad, mas apenas 55,6% prevêem desenvolver novas aplicações para iPhone/iPod Touch nos próximos seis meses e 52% para iPad.

Pelo contrário, 51,2% dos inquiridos desenvolvem actualmente aplicações para Android, mas 58% pensam desenvolver aplicações para telemóveis com Android nos próximos seis meses. Relativamente a media tablets com a plataforma Android, o crescimento mais do que duplica, dos 20,5% que desenvolvem hoje para os 47% que pensam fazê-lo no futuro próximo.

Em relação a outras plataformas, pensam desenvolver aplicações nos próximos seis meses para Windows Phone 7 cerca de 24% dos inquiridos (menos de 9% hoje), para Symbian planeiam desenvolver novas aplicações menos de 7% e para BlackBerry 15%.

A GetJar afirma que a distribuição por lojas online de aplicações se mantém muito concentrada, com 80% dos programadores a produzir para a App Store, da Apple, e 44,4% para o Android Market, da Google.

A companhia adianta que o interesse dos programadores do ecossistema Android pelos canais de distribuição online independentes também parece estar a crescer e indica que a intenção de utilizar a GetJar aumenta dos 11% actuais para 16% nos próximos seis meses e o interesse pela Amazom App Store cresce de 23% para 34%.

Ainda sem comentários