Loja online Android deve igualar número de utilizadores da loja da Apple

Publicado em 18/08/2011 00:38 em Destaques

No meio do ano em curso 28% dos actuais clientes de lojas online de aplicações móveis possuíam um Android, indica um estudo da consultora e analista de mercado research2guidance.

Aquela consultora recorda que em 2008 a Apple detinha 74% das vendas em lojas online de aplicações para smartphones e no segundo trimestre de 2011 estava em 37%.

A research2guidance assinala que o monopólio das aplicações para smartphones está a transformar-se num duopólio, com a App Store, da Apple, e o Android Market, da Google a somarem dois terços do mercado, e prevê que no final de 2011 o número de clientes do Android Market para smartphones fique aproximadamente a par com o total de utilizadores da App Store proprietários de iPhone.

Aquela consultora afirma que para os programadores que desenvolvem aplicações móveis e estão a entrar neste mercado, a escolha entre as duas plataformas terá como principal critério o seu potencial, isto é, quantas pessoas têm dispositivos que correm cada sistema operativo e quantos clientes eles podem conseguir com a escolha de uma ou outra loja online.

A Apple era até agora a líder inquestionável nesta matéria.

Se o número de utilizadores de smartphones Android já está de longe à frente do iPhone, a Apple mantém a vantagem devido ao êxito do iPad e do iPod Touch. A marca da maçã tem um total de 240 milhões de dispositivos no mercado (iPhone, iPad e iPod Touch), bastante acima dos 170 milhões que utilizam a plataforma Android.

A tendência deverá ser, contudo de uma aproximação no número total de terminais baseados na plataforma Android, nomeadamente com o êxito de alguns media tablet com aquela plataforma.

Os dados da research2guidance indicam que no segundo trimestre de 2011 quase metade (48%) dos smartphones produzidos utilizavam a plataforma Android, o sistema operativo da Google equipa 320 modelos diferentes de terminais móveis e no fim de Junho o Android Market tinha disponíveis 256 445 aplicações, com um crescimento de 2% por semana nos últimos meses..

Adianta que o preço médio das aplicações disponíveis na loja online da Google diminuiu lentamente e estava no fim de Julho em 3,07 dólares (2,13 euros).

Ainda sem comentários