A Google anunciou hoje a compra da Motorola Mobility, companhia que fabrica telemóveis, smartphones e acessórios e desenvolve soluções vídeo, por 12,5 mil milhões de dólares (8,7 mil milhões de euros.
Em comunicado, a Google afirma que o preço oferecido corresponde a 40 dólares por acção, um prémio de 63% sobre a cotação daquelas acções no fecho do mercado na sexta-feira.
O presidente executivo da Google, Larry Page, num depoimento divulgado pela companhia, garante que o sistema Android vai continuar a ser uma plataforma aberta a todos os fabricantes que o quiserem utilizar.
O CEO da Google recorda que há actualmente cerca de 150 milhões de smartphones que usam o Android e 550 mil novos são activados diariamente, através de uma rede de 39 fabricantes e 231 operadores de 123 países.
Acrescenta que a compra da Motorola Mobility, uma companhia que desde 2009 apostado no sistema operativo da Google como plataforma para os seus smartphones, vai reforçar o ecossistema Android.
Larry Page salienta que desde o princípio houve um empenhamento da Motorola na plataforma Android e que essa é uma das razões para uma ligação natural com a Google.
O CEO da companhia retomou a alegação recentemente feita pela Google de que a Microsoft, Apple e outras companhias estariam a levar a cabo «ataques anti concorrenciais» ao Android através da exigência de pagamento de licenças de patentes, observando que «a aquisição da Motorola vai reforçar a carteira de patentes da Google, o que ajudará a proteger o Android desses ataques».
Para Larry Page, «a combinação da Google e da Motorola não só fortalecerá o Android, mas também fortalecerá a concorrência e a oferta aos consumidores, acelerando a inovação, dando maior capacidade de escolha e maravilhosas experiências de utilizador».
A Google indicou que a Motorola Mobility, uma das duas companhias em que a Motorola se cindiu no inicio de 2011 (a outra é a Motorola Solutions), vai funcionar como um negócio autónomo dentro do grupo.
O negócio da compra de patentes ou companhias detentoras de uma carteira importante de patentes está ao rubro.
Recentemente um consócio de várias empresas, em que se incluía a Apple, a Microsoft e a RIM, entre outras, comprou o «portfolio» de patentes da Nortel Networks por um valor que alguns consideram inflacionado e a Apple e a Samsung estarão interessadas na InterDigital, uma empresa norte-americana que dispõe de um importante conjunto de tecnologias patenteadas.
A Motorola é uma empresa líder nos Estados Unidos e chegou a estar em lugar cimeiro no negócio mundial de telemóveis, em que foi pioneira.
Com centros de investigação e desenvolvimento nos Estados Unidos e noutros países, a Motorola dispõe de uma importante carteira de patentes. Esta aquisição será, assim, uma tentativa da Google para aliviar a pressão para o pagamento de licenças que aumentariam os custos do Android, tornando aquele sistema operativo menos competitivo.