Cerca 85% dos terminais POS fabricados em 2016 terão tecnologia «contactless»

Publicado em 14/08/2011 22:59 em Destaques

A ABI Research prevê que 85% dos terminais de pagamento automático (POS) fabricados em 2016 disporão de tecnologia «contacteless», isto é, permitirão fazer pagamentos sem introduzir um cartão no terminal.

Aquela consultora e analista de mercado afirma que os desenvolvimentos recentes nas tecnologias de meios de pagamento «contactless», nomeadamente da tecnologia Near Field Communication (NFC), indiciam que o adiado sonho de pagamentos «contacteless» de fácil utilização está prestes a realizar-se.

Os telefones móveis, designadamente smartphones, dispondo de tecnologia NFC deverão crescentemente poder substituir os cartões bancários como um meio de pagamento sempre disponível.

O «Google Wallet», ou porta-moedas Google, um telefone com plataforma Android com tecnologia NFC, poderá contribuir para dinamizar os pagamentos «contactless».

A ABI estima que cerca de 10% dos terminais de pagamento fabricados no ano passado incluíam algum tipo de tecnologia «contactless», mas não acredita nas previsões de que dentro de um ano um terço dos terminais POS dos Estados Unidos disponha desse tipo de tecnologias.

Craig Foster, analista sénior da ABI Research, citado em comunicado, considera que a tecnologia «contactless» tem «potencial para alterar completamente a forma como pagamos os bens [e serviços], reduzindo significativamente o tempo gasto nas filas das caixas de pagamento».

Acrescenta que aquelas tecnologias permitem pagar pequenas quantias (abaixo de 25 dólares), que não precisam de ser autenticadas por assinatura ou por pin, de uma forma muito mais rápida.

Ainda sem comentários