A Apple ganhou terça-feira à noite um processo num tribunal alemão de patentes que impede a venda do Tablet PC «estrela» da Samsung Galaxy Tab 10.1 em toda a União Europeia, com excepção da Holanda.
A Samsung manifestou-se «desapontada com a decisão do tribunal e pretende agir de imediato para defender os seus direitos de propriedade intelectual no processo legal em curso na Alemanha».
O Falar de Tecnologia pediu uma reacção à Samsung Portugal mas apenas conseguiu uma resposta escrita, em que a companhia sul-coreana garante que «irá continuar a defender estes direitos activamente em todo o mundo».
Segundo uma notícia do jornal britânico «The Guardian», as autoridades da União Europeia apreenderam dezenas de milhares de Tablet PC da Samsung
A Apple alegou que o Galaxy Tab 10.1 infringe 10 patentes do iPad (o tablet PC da marca da maçã) incluindo algumas que dizem respeito ao «aspecto» do terminal.
A Apple, que apresentou inicialmente queixa em Abril nos Estados Unidos, acusa a Samsung de «copiar descaradamente tecnologia inovadora da Apple, interfaces de utilizador distintivas» e aspectos de design.
Um porta-voz da Apple afirmou que «não é coincidência que os últimos produtos da Samsung se pareçam tanto com o iPhone e o iPad, tanto do ponto de vista do hardware como do interface de utilizador».
«Este tipo de cópia descarada está errado e nós precisamos de proteger a propriedade intelectual da Apple quando companhias roubam as nossas ideias», acrescentou o mesmo porta-voz.
Na resposta escrita, a Samsung afirma que « irá adoptar as medidas necessárias para assegurar que os seus equipamentos móveis estejam disponíveis para todos os consumidores, nos vários mercados» e considera que «esta decisão do tribunal alemão não irá influenciar outros processos legais em curso».
«Os produtos distribuídos antes da decisão do tribunal, de 09 de Agosto, podem continuar a ser vendidos, pelo que não esperamos que esta decisão tenha um impacto imediato nas vendas », acrescenta o texto da Samsung.