Android lidera mercado dos smartphones

Publicado em 10/08/2011 14:43 em Destaques

O Android lidera nos sistemas operativos para smartphones, segundo um estudo da Kantar realizado em seis países desenvolvidos.

A Kantar, em comunicado, indica que nas vendas das 12 semanas terminadas em 12 de Junho o Android é o primeiro em seis mercados e ultrapassou o Symbian em Espanha.

Os dados do «Kantar Worldpanel ComTech» revelam, no período em análise, três quartos das vendas de smartphones novos com sistema operativo Android são para substituição de um telemóvel tradicional.

Os utilizadores de iPhone mantêm-se fiéis à marca da maçã. Segundo Dominic Sunnebo, director da companhia, citado em comunicado, não se vêem sinais de consumidores a trocar os telemóveis da Apple pelos que usam a plataforma da Google. Apenas 1,4% dos que compraram smartphones com sistema operativo Android tinham anteriormente um iPhone.

Uma das razões da lealdade dos utilizadores de iPhone, mas também do Android, é o investimento anteriormente feito em aplicações nas respectivas lojas online.

Em relação a idêntico estudo de vendas realizadas em 12 semanas do segundo trimestre de há um ano atrás, os smartphones da Apple perderam quota de mercado no Reino Unido, Alemanha e França, mas ganharam nos Estados Unidos, Itália e Espanha.

Pelo contrário, o Android teve ganhos substanciais de quota de mercado em todos os países analisados, o que também se explicará por partir de uma base baixa, e o Symbian, sistema operativo mais usado nos smartphones da Nokia, sofreu claras perdas. O Symbian apenas continua a liderar na Itália.

O sistema operativo da RIM, que produz os telemóveis Blackberry teve uma forte quebra de quota nos Estados Unidos e ligeiras perdas na Alemanha, Itália e França e cresceu claramente em Espanha e ligeiramente no Reino Unido.

Dominic Sunnebo assinala que 63% dos britânicos utilizam ainda telefones tradicionais e é a Blackberry que está a atrair mais os consumidores do Reino Unido que trocaram um telefone tradicional por um smartphone nas 12 semanas de 2011 consideradas.

Quase 85% dos britânicos que trocaram um telefone tradicional por um smartphone optaram pelo Blackberry, precisa.

Dominic Sunnebo salienta que os compram pela primeira vez um smartphone optam geralmente por terminais de baixo custo e sublinha que uma preocupação das marcas que apostam nos preços baixos é que os consumidores que experimentam um smartphone tendem a substituí-lo por outro da gama mais alta e, frequentemente, de outras marcas.

Ainda sem comentários