E

e-book – Livro electrónico – Obra literária, de ficção, divulgação ou outro estilo editada em formato electrónico e que pode ser lida num computador ou num dispositivo electrónico apropriado, entre outros suportes.

e-business – ver negócio electrónico

e-commerce – ver comércio electrónico

EDI – Electronic Data Interchange – Transferência electrónica de dados através de redes públicas de telecomunicações, gerido por operadores especializados e com normas elevadas de segurança.

e-mail – ver endereço electrónico

Ecrã táctil – Ecrã onde se pode directamente trabalhar e introduzir comandos carregando com um dedo ou com uma «caneta» apropriada.

EDGE – Enhanced Data Rates for GSM Evolution – Tecnologia de transmissão de dados sobre redes móveis de segunda geração que permite velocidades superiores à do GPRS.

Endereço electrónico – é um endereço do tipo abc@defg.xz , gerido por um fornecedor de serviços onde num particular ou uma organização pode receber num computador ou terminal móvel (com relativas garantias de segurança e privacidade) mensagens que lhe foram enviadas.

Endereço IP – Número de 32 bits (4 bytes) no IPv4 (Protocolo Internet versão 4) ou 128 bits (16 bytes) no novo IPv6, que permite identificar os equipamentos ligados à Internet.

EPON – Ethernet Passive Optical Network – é uma tecnologia de acesso por fibra óptica, em processo de standização, que oferece uma banda bidireccional de 1 gigabit por segundo (Gbps) tipicamente a um total de 16 utilizadores.

ERM – Enterprise Risk Management – Software utilizado pelas organizações para fazer uma gestão eficaz dos riscos de negócio a vários níveis, incluindo controlo interno, planeamento estratégico e gestão operacional.

ERP – Enterprise Resource Planning – Software que que integra toda a informação e processos de uma empresa ou organização num único sistema. Visa uma gestão integrada de todos os departamentos, áreas e funções de uma organização, servindo para o planeamento global e para as necessidades específicas de cada departamento.

Escalabilidade – é a capacidade de um sistema informático ou uma rede de telecomunicações estar pré-preparado para crescer e aumentar as suas capacidades sem necessidade de um investimento significativo

Ethernet – tecnologia de ligação de redes locais baseada na transmissão por pacotes de dados.