B

B2B –Business to business – comércio electrónico entre empresas

B2C – Business to consumer – Comércio electrónico na acepção comum, em que particulares fazem compras por Internet

Backbone – Uma linha de transmissão de grande capacidade, normalmente com uma série de ligações (geralmente com repetidores a espaços regulares) que constituem o caminho principal de uma rede de comunicações e onde entroncam circuitos secundários.

Banda estreita – Corresponde a uma baixa velocidade de transmissão de dados em rede.

Banda Larga – A velocidade de transmissão de dados a partir da qual se pode considerar banda larga tem evoluído rapidamente, mas nunca foi consensual. Vão longe os tempos em que as ligações RDIS (rede digital com integração de serviços) se podiam considerar banda larga. Os 512 Kbps já foram considerados banda larga, posteriormente 1 Mbps seria o mínimo, mas hoje dificilmente se poderá classificar como banda larga menos de 4 Mbps. No futuro...

Barcode – ver Código de barras

Baud – unidade de medida da velocidade de transmissão de dados através de um modem, que traduz o número de elementos ou símbolos enviados num segundo.

BI – Business Intelligence – Software que organiza e analisa toda a informação existente no sistema informático de uma empresa ou organização e criam análises estatísticas, relatórios analíticos e geram informações de previsão e de suporte à decisão.

BIOS – Basic Input/ Output System – programa residente na memória permanente dos computadores responsável por iniciar o carregamento do sistema operativo e pelo suporte básico de acesso ao hardware.

Bit – Binary Digit – a mais elementar unidade de informação digital, que corresponde ao 0/1 ou desligado/ligado. Toda a informação digital é construída por combinações de bits.

Bluetooth – Tecnologia de rádio de curto alcance que permite comunicações de voz e dados sem utilização de uma rede de comunicações. Muito utilizada paraitransferência de dados entre telemóveis a curta distância, para ligar telemóveis a auriculares ou dispositivos de alta voz ou para transferência de dados entre computadores e telemóveis sem cabo.

BPON – Broadband Passive Optical Network – É uma arquitectura de rede de fibra óptica mais antiga, com velocidades de download abaixo de 1 Gbps, inferiores às proporcionadas por tecnologias mais modernas como o GPON

Bps – Bits por segundo – unidade que serve para medir a velocidade de transmissão de dados numa rede (hoje usam-se geralmente os seus múltiplos Kbps, Mbps ou Gbps.

Broadband – ver Banda Larga

Browser – Ver Navegador

Business Inteligence – ver BI

Byte – Binary Term - conjunto de oito bits, que é tratado pelos computadores como uma unidade. O byte é considerado uma unidade de informação e é suficiente para definir um caracter.