A

ANACOM – Autoridade Nacional das Comunicações – regulador do sector de comunicações em Portugal

ADSL – Asymmetric Digital Subscriber Line – tecnologia de transmissão de dados em banda larga sobre fio telefónico de cobre.

Anexo – Ficheiro que segue ligado a um email. O ficheiro pode ter diversos formatos como PDF, Word, Excel, formatos de imagens, etc. É conveniente utilizar formatos vulgarizados nos anexos das mensagens electrónicas para que os destinatários os possam abrir.

API – Application Programing Interface (Interface de programação de aplicações) – Software que dá acesso ao sistema operativo de uma rede de comunicações e permite interpretar comandos e executar aplicações. Usa-se também para designar os códigos e especificações de programas de software que permitem a diferentes aplicações comunicarem entre si (por exemplo, no caso de aplicações para um sistema operativo de smartphones e/ou tablet PC)

APON – Asynchronous (Transfer Mode) sobre Passive Optical Network (PON, rede de fibra óptica passiva) – é uma rede PON 100% baseada em ATM, em que todas as transmissões de dados bidireccionais se fazem através de transporte ATM de pacotes.

ASCII – American Standard Code for Information Interexchange – Norma para definição de caracteres através de códigos binários, que teve grande utilização na linguagem informática. Cada letra, algarismo, sinal de pontuação ou outro caracter é definido por um código binário de sete bits.

ASP – Application Service Provider – fornecedor de aplicações via Internet – foenecedores de seviços que geralmente permitem diluir os custos que decorreriam da compra de um programa informático caro, em pagamentos periódicos (mensais ou outros) e garantindo a actualização do software utilizado quando surgem novas versões, sem custos adicionais.
Poder-se-à considerar o «cloud computing» (computação em núvem) como uma variante moderna do ASP.

ATM – Asynchronous Tranfer Mode – tecnologia de transmissão de dados, que segmenta os dados em células pequenas, permitindo maiores velocidades de transferência.

Attachment – ver Anexo