Google enfrenta na UE nove acusações sobre concorrência

Publicado em 07/08/2011 18:08 em Empresas

As autoridades de regulação da União Europeia estão a investigar nove acusações de violação das regras da concorrência, feitas contra o líder mundial de motores de busca Google, anunciou a publicação online EurActiv.

A Comissão Europeia confirmou até agora quatro casos contra o Google mas fontes comunitárias indicaram que haverá novas queixas.

As mesmas fontes, que não quiseram dar detalhes, garantem que a Comissão recebeu nove queixas formais, precisando que novas acusações vieram de pequenas companhias.

Em três casos, as queixas terão partido de reguladores nacionais, de acordo com uma das fontes do EurActiv.

A Comissão Europeia anunciou em Novembro de 2010 que estava a estudar alegações de que a Google prejudicava os sítios Internet das empresas nas buscas por serem empresas concorrentes. Em Março deste ano a Microsoft visou a Google na primeira queixa que apresentou na União Europeia, acusando o motor de busca norte americano de sistematicamente bloquear informação de concorrentes.

As multas a aplicar pela Comissão Europeia no caso de considerar provadas acusações de comportamentos anti-concorrenciais podem chegar a 10% do volume de negócios da empresa visada.

A Google também está a ser investigada nos Estados Unidos em relação a acusações de abuso de posição dominante.

Ainda sem comentários