Zon contrata Alcatel‑Lucent para fornecer equipamentos de fibra óptica

Publicado em 30/03/2010 13:17 em Indústria

A operadora líder de televisão por cabo Zon Multimedia contratou a Alcatel‑Lucent para lhe fornecer os equipamentos necessários à implantação de uma rede de fibra óptica de tecnologia «Gigabit Passive Optical Network» (GPON), anunciaram as companhias.



Em comunicado, a Alcatel Lucent indica que a rede permite fazer chegar a fibra óptica a casa dos clientes e suportar um conjunto de serviços avançados de banda larga de nova geração como televisão de alta definição e «vídeo on demand».



A Zon Multimedia vai utilizar a plataforma de tecnologia GPON da Alcatel‑Lucent, multinacional que actualmente está envolvida em quase uma centena de projectos de FTTH (fibra óptica até casa do cliente) a nível mundial, dos quais mais de 80 com plataforma GPON, precisa a Alcatel.



Acrescenta que a Zon será apoiada pela experiência da Alcatel-Lucent em serviços profissionais, incluindo a instalação e serviços de comissionamento e manutenção.



A Zon tem afirmado que a sua estratégia se centra na qualidade dos serviços prestados aos clientes, independentemente da plataforma tecnologógica que os suporta.



A Zon pretende manter a expansão da rede a um ritmo de 50 mil a 100 mil novas casas passadas (com possibilidade de acesso ao serviço Zon) e a extensão da rede será construída já exclusivamente em fibra óptica, segundo os responsáveis da operadora.

Ainda sem comentários