«Anonymous» anuncia que roubou 90 mil endereços electrónicos de militares

Publicado em 18/07/2011 01:12 em Segurança Informática

O grupo de piratas informáticos «Anonymous», do movimento «antisec» (anti segurança informática), anunciou que roubou 90 mil endereços electrónicos de militares norte-americanos num ataque à firma de consultoria Booz Allen Hamilton, que trabalha com o governo dos Estados Unidos.

Os «Anonymous» afirmam que se infiltraram num servidor desprotegido, o que lhes permitiu retirar uma significativa quantidade de dados.

Segundo a consultora de segurança Sophos, embora muitos tentem desvalorizar o significado ao ataque dizendo que se trata apenas de endereços electrónicos, estes 90 mil endereços militares podem ser mais importantes do que aparentam.

O maior problema é que tudo indica que a Booz Allen Hamilton tinha palavras passe armazenadas com esses endereços electrónicos, com regras de segurança aparentemente insuficientes, pelo que as passwords terão sido exportas.

O blog Mila at Contagio escreveu que o objectivo não será ter acesso às contas de correio electrónico em si mas usá-las como veículo para infectar computadores do governo.

Além de retirarem endereços e passwords de correio electrónico, os «Anonymous» garantem que apagaram 4 gigabytes (Gb) de código fonte e que descobriram informação que os pode ajudar a atacar os sistemas informáticos do governo dos Estados Unidos e de empresas com contratos com o governo.

Os «Anonymous» anunciaram, ainda, que entraram no sistema informático da gigante do sector agrícola Monsanto e retiraram nomes, endereços postais e de correio electrónico e números de telefone de 2 500 empregados da Monsanto e filiais.

Anunciaram, também, que numa operação baptizada «Project Tarmegeddon», tencionam atacar a Exxon Mobil, ConocoPhillips, Canadian Oil Sands, Imperial Oil, The Royal Bank of Scotland e várias outras grandes empresas.

Ainda sem comentários