Microsoft combate pirataria no Hotmail

Publicado em 17/07/2011 17:30 em Segurança Informática

A Microsoft anunciou uma nova funcionalidade para o servidor de correio electrónico Hotmail para tornar mais fácil e mais rápido controlar contas do Hotmail pirateadas e devolvê-las ao legítimo proprietário.

O Hotmail garante que nas poucas semanas de funcionamento daquele sistema este já ajudou a recuperar milhares de contas de correio electrónico comprometidas por pirataria informática.

A multinacional de software divulgou, ainda, um conjunto de medidas para evitar acessos indevidos às contas dos utilizadores do servidor de correio electrónico Hotmail, na sequência de várias contas de correio electrónico alvo de ataques informáticos, do Hotmail e de outras fornecedores.

Quando se marca uma mensagem recebida como lixo, está-se a permitir aos responsáveis do Hotmail identificar contas comprometidas, acrescenta a Microsoft.

Dick Craddock, gestor da Microsoft responsável pelo Hotmail, assinala que a empresa partilha aquelas informações sobre contas de correio electrónico comprometidas com outros fornecedores de correio electrónico, como o Gmail e o Yahoo.

Manifesta esperança de que outros fornecedores de correio electrónico procedam de igual forma e reportem situações de contas provavelmente comprometidas.

«Afinal, os minutos contam quando uma conta de correio electrónico foi comprometida, porque quanto mais tempo a conta se mantiver sob controlo de piratas informáticos mais danos se podem produzir», sublinha Craddock.

Eis os conselhos que o Hotmail dá aos seus utilizadores:

«Criar uma palavra-passe segura

Certifique-se de que a sua palavra-passe utiliza uma variedade de caracteres diferentes e que é difícil de adivinhar. Além disso, altere-a periodicamente e evite utilizar a mesma palavra-passe para outros serviços.

Utilizar software antivírus

Pode ajudar a proteger o seu computador contra vírus utilizando software antivírus, tal como o Microsoft Security Essentials. Para ajudar a impedir os vírus mais actuais, certifique-se de que actualiza regularmente o seu software antivírus.

Adicionar informações de segurança à sua conta

Mantenha as suas informações da conta actualizadas com um endereço de correio electrónico alternativo e um número de telemóvel. Também pode seleccionar uma pergunta secreta e fornecer a resposta.

Não iniciar sessão num computador em que não confia

Tenha atenção ao utilizar um computador que possa ter software de intercepção de palavras-passe. Se pretender iniciar sessão num computador público, pode utilizar um código de utilização única, que é um código que substitui a sua palavra-passe para iniciar sessão com o seu Windows Live ID. Mais informações.

Não partilhar a sua palavra-passe

Nem o Hotmail nem a Microsoft NUNCA lhe pedirão para revelar a sua palavra passe.

Verificar o endereço apresentado na barra de endereço ao iniciar sessão

Se a barra de endereço não incluir login.live.com, poderá tratar-se um site de phishing. Não introduza a sua palavra-passe.»

Ainda sem comentários