Nokia poderá fechar actividades no Japão – Nikkei

Publicado em 09/07/2011 17:09 em Indústria

O diário económico japonês Nikkei, publicação cujas notícias geralmente se confirmam, anunciou que a fabricante finlandesa de telemóveis Nokia deverá fechar as suas actividades no Japão no fim de Agosto de 2011.

O jornal afirma que a decisão decorre de a fabricante líder ter falhado o seu objectivo de conseguir uma presença significativa no competitivo mercado japonês de terminais móveis.

Um conjunto de marcas orientais desenham telemóveis especificamente para o Japão, onde o operador móvel DoCoMo tem tido grande capacidade de inovação, e a Nokia não conseguiu impor os seus produtos, baseados num «portfolio» internacional e não preparados para competir com as tecnologias apresentadas por fabricantes locais.

A Nokia apostou no Vertu, que não é actualmente mais do que um produto de nicho, e deixou em 2008 de disputar o mercado japonês, numa altura em que se iniciou o «boom» dos smartphones no Japão, liderado pelo iPhone e pela plataforma Android, utilizada por fabricantes japoneses e aproveitada pela Samsung e LG para crescerem no mercado nipónico.

Ainda sem comentários