GSM celebrou duas décadas de utilização comercial

Publicado em 02/07/2011 00:24 em Geral

A tecnologia móvel digital GSM celebrou a 1 de Julho duas décadas.

A primeira chamada móvel GSM sobre uma rede comercial foi efectuada em Helsínquia no dia 1 de Julho de 1991 pelo então primeiro-ministro finlandês Harri Holkeri, que ligou para a vice-presidente da câmara da cidade de Tampere, Kaarina Suonio, como recorda a Nokia Siemens Networks (NSN).

A NSN, em comunicado, assume-se como sucessora da Siemens e da Telenokia, as empresas fabricantes da rede do operador finlandês Radiolinja, que hoje se denomina Elisa, onde decorreu a primeira chamada GSM.

A NSN recorda que durante essa primeira chamada os dois interlocutores debateram as vantagens da nova tecnologia digital de comunicações móveis, nomeadamente no plano da qualidade das comunicações e da segurança.

A companhia produtora de equipamentos de redes de telecomunicações da Nokia e da Siemens recorda que as comunicações móveis digitais cresceram acima do esperado e na primeira década de existência chegaram aos 500 milhões de subscritores e hoje, já com desenvolvimentos tecnológicos de terceira e quarta geração, têm cerca de 4,4 mil milhões de assinaturas.

Ainda sem comentários