Preço médio das melhores tarifas de dados desceu 20% na UE

Publicado em 01/07/2011 00:23 em Operadores / Serviços

O preço médio no retalho das melhores tarifas de roaming de dados na União Europeia caíram quase 20% entre Abril e Junho de 2011, num mercado competitivo e a crescer rapidamente, garante a Associação GSM (GSMA).

A GSMA assinala que uma recolha em 101 sítios Internet de operadores móveis europeus efectuado pela consultora AT Kearney revela que as melhores tarifas disponíveis estão abaixo de 1 euro por megabyte (Mb) para uma utilização média de 10 Mb.

Acrescenta que para utilizadores mais intensivos, as tarifas podem cair até 45 cêntimos por Mb quando se compram pacotes de 100 Mb.

Tom Phillips, responsável da GSMA, assinala que esta tendência dos preços é uma boa notícia para os consumidores e evidencia que os operadores estão a responder crescentemente aos pedidos de valor dos consumidores.

O GSMA está a monitorizar as tarifas para criar o seu Indíce do Cabaz de Preços de Roaming de Dados, que será publicado de dois em dois meses, para fornecer aos responsáveis comunitários uma «fotografia» do dinamismo e inovação nos preços no mercado de retalho do roaming de dados, adianta aquela associação internacional.

Ainda sem comentários