Nokia dá acesso gratuito a navegação GPS

Publicado em 30/03/2010 13:16 em Indústria

A fabricante finlandesa de equipamentos de telecomunicações Nokia anunciou hoje uma nova versão dos mapas Ovi para os smartphones da marca, que passam a estar disponíveis gratuitamente para download no seu sítio Internet.



A líder mundial de vendas de telemóveis sublinha qua a nova versão dos mapas Ovi inclui características de navegação pedestre e automóvel e está disponível para 74 países em 46 idiomas, com informações de trânsito para uma dezena de países.



A Nokia sublinha que a sua solução não implica que os utilizadores tenham de comprar mapas para difeentes países ou regiões, porque oferece «mapas gratuitos com todas as funcionalidades e características de alta qualidade».



A Nokia cita estudos de mercado da Canalis que apontam para que 27 milhões de pessoas usassem sistemas GPS nos seus telemóveis no fim do ano passado. Acrescenta que a Canalis estima que em 2009 havia 163 milhões de telemóveis com GPS integrado a nível mundial, sendo cerca de 83 milhões vendidos pela Nokia.



Com base nestes números, a Nokia estima que esta sua iniciativa de download gratuito dos mapas para os seus smartphones compatíveis permitirá por si só aproximadamente duplicar número de pessoas com navegação GPS atravès dos telemóveis.



Anssi Vanjoki, vice-presidente executivo da Nokia, citado em comunicado, sublinha que esta é uma jogada estratégica que tira partido da aquisição da NAVTEQ pela Nokia e que permite colocar nas mãos dos clientes um sistema completo de navegação.

Ainda sem comentários