Alcatel-Lucent anuncia novo processador que permite velocidades Internet de 400 Gbps

Publicado em 29/06/2011 00:47 em Destaques

A Alcatel-Lucent anunciou hoje o novo processador FP3, que permite velocidades de transmissão por Internet de 400 Gigabits por segundo (Gbps), quatro vezes mais do que as redes de comunicações IP mais rápidas de hoje, mantendo a qualidade.

Na apresentação hoje efectuada, a Alcatel-Lucent anunciou que o novo processador FP3 estará disponível comercialmente em 2012.

A multinacional com sede em França indicou que o novo processador permite uma redução de consumo de energia até 50% e uma diminuição dos requisitos de memória, adiantando que um só processador FP3 suporta 70 mil streams de vídeo de alta definição ou 8,4 milhões de sessões de «cloud» simultâneas.

Salienta que o FP3 permite aos fornecedores de serviços Internet aumentar a sua capacidade, evitar estrangulamentos na rede, e reduzir custos, gerando novas oportunidades de negócio, nomeadamente com conteúdos ricos e alta definição.

Bem Verwaayen, CEO da Alcatel-Lucent, citado em comunicado, assinalou que esta tecnologia é crucial para desencadear um novo mundo de comunicações Internet.

«É fácil pensar que a Internet de hoje faz tudo o que é possível no futuro, mas mal afloramos o seu potencial. Este chip [FP3] cria um tremendo potencial, não só em termos de tecnologia, mas também de as pessoas se ligarem e interagirem entre elas», acrescentou.

Ainda sem comentários