Alcatel testou velocidades transmissão de dados de 112 Gbps

Publicado em 30/03/2010 13:15 em Indústria

A Alcatel-Lucent anunciou que testou com êxito uma transmissão a 112 Gigabits por segundo (Gbps) num ensaio no terreno sobre fibra óptica já existente e com forte tráfego, na rede de comunicações da espanhola Telefonica.



Este teste incluiu a transmissão de tráfego real entre quatro cidades espanholas ao longo de um total de 1088 quilómetros, precisa a Alcatel.



A multinacional franco-norte-americana afirma que a sua tecnologia óptica de próxima geração permite aos operadores de redes de nova geração (RNG) lidarem “de modo automático e eficiente em termos de relação qualidade/preço” com as dificuldades que se põem para velocidades superiores a 100 Gbps.



O presidente das actividades ópticas da Alcatel-Lucent, citado em comunicado, sublinha que os progressos feitos«confirmam o papel das redes ópticas como um meio essencial para desxencadear uma transformação competitiva» de «um modo mais rápido e fiável».



A Alcatel-Lucent garante que a sua tecnologia permite transmitir sinais a 10, 40 e 100 Gbps sem necessidade de bandas de guarda ou de reengenharia das redes de comunicações, fornecer os serviços actuais com uma boa relação qualidade/preço e corresponder às exigências dos consumidores, de hoje e do futuro.



A fibra óptica tem como limite teórico a transmissão à velocidade da luz, mas as tecnologias disponíveis permitem capacidades muito abaixo do limite teórico.

Ainda sem comentários