Malware na rede social Facebook?

Publicado em 12/06/2011 18:12 em Internet

A consultora de segurança Sophos indica que está a circular na rede social Facebook uma mensagem que alerta para o risco de quem abrir o link «Visit the New Facebook» ficar sem a sua página e enviar a sua informação pessoal para um «hacker» (pirata informático).

A mensagem pede a quem a receber que a reenvie para todos os seus amigos.

No entanto, a Sophos afirma que os seus investigadores não encontraram provas de que tal ameaça exista mesmo e não conseguiram encontrar exemplos de utilizadores do Facebook afectados pelo alegado malware, pelo que será provavelmente um «hoaxe» (histórias ou alertas falsos difundidos massivamente por correio electrónico).

Embora muitas pessoas estejam a distribuir o suposto alerta de uma forma bem intencionada aos seus amigos, a Sophos admite que se trate mais de uma forma de incomodar os utilizadores do que uma ameaça real.

A Sophos assinala que o aviso de uma ameaça real normalmente tem a indicação de qual a empresa de segurança informática legítima que fez o alerta e detalha a natureza do risco.

A Sophos afirma que quem quiser estar a par das verdadeiras ameaças no Facebook poderá aderir à sua página naquela rede social, onde a Sophos mantém constantemente actualizados os riscos de malware para os utilizadores de redes sociais.

Ainda sem comentários