Cerca 48 mil milhões downloads aplicações móveis em 2015

Publicado em 12/06/2011 16:10 em Internet

A consultora e analista de mercado In-Stat espera que o número de downloads de aplicações móveis se aproxime dos 48 mil milhões em 2015.

A In-Stat destaca o forte crescimento do mercado online de aplicações móveis nos últimos anos, um crescimento que vai continuar com base no crescimento da penetração de smartphones e no aumento do número de aplicações disponíveis.

Em Dezembro de 2010, a Apple App Store tinha 350 mil aplicações disponíveis e o Android Market, da Google, cerca de 80 mil.

Aquela consultora salienta que 90% dos smartphones produzidos em 2011 terão ecrãs sensíveis ao toque e essa percentagem crescerá para cerca de 100% nos próximos anos.

«A prevalência de terminais com ecrãs sensíveis ao toque é um desenvolvimento significativo com impacto no mercado de aplicações móveis», defende Amy Cravens, analista sénior daquela consultora especializada em tecnologias e telecomunicações.

«A esperada rápida progressão de terminais com ecrãs sensíveis ao toque vai permitir aos utilizadores interagir facilmente com as aplicações móveis, induzindo o crescimento [dos downloads]. O aumento da capacidade de memória interna dos dispositivos também conduzirá a uma melhor experiência de utilizador», acrescenta.

A In-Stat espera que, depois de os smartphones terem representado 23% da produção mundial de telemóveis no ano passado, ascendam a 45% do total em 2015.

Observa que o download de aplicações não se faz apenas através de ligações 3G, porque quase metade dos inquiridos num inquérito afirmaram que fizeram download de aplicações utilizando Wi-Fi.

Ainda sem comentários