Nove milhões de novas ligações HSPA por mês

Publicado em 30/03/2010 13:14 em Indústria

As ligações HSPA (High Speed Packet Access), a chamada banda larga móvel, estão a aumentar ao ritmo de 9 milhões de novas ligações por mês, numa altura em a tecnologia LTE (3G Long Term Evolution) está prestes a ser implementada por novos operadores móveis relevantes, nalguns casos provavelmente em 2010, indicou a consultora especializada GSMA.



A Europa contribui com cerca de um terço das novas ligações.



Há actualmente 321 redes móveis de 120 países com capacidades HSPA instaladas, 285 das quais já comercialmente disponíveis, que podem suportar um total de 167,5 milhões de ligações, segundo a GSMA.



Dan Warren, director de tecnologia da GSMA, destacou o «fenomenal crescimento» da tecnologia HSPA, com os operadores e fornecedores de aplicações e serviços a suportar «um vibrante e competitivo eco-sistema».



Acrescenta que as próximas gerações de tecnologia de banda larga móvel, o HSPA+ e o LTE, vão continuar a fornecer velocidades de transmissão cada vez maiores e a permitir aos operadores melhorar a experiência de utilização dos clientes, fornecendo-lhes aplicações multimedia sofisticadas.



Os especialistas esperam que o tráfego de dados sobre as redes móveis em 2014 seja em cada mês idêntico ao transportado no conjunto do ano de 2008.



A GSMA assinala que actualmente há 56 redes com tecnologia HSPA+ instalada, metade das quais já em comercialização, enquanto 50 operadoras têm planos para adoptarem a tecnologia LTE.



Warren assinala que há vários factores chave que contribuirão para as operadoras escolherem migrar para uma ou outra tecnologia, incluindo a idade da tecnologia adoptada na rede, a flexibilidade da infra-estrutura e os modelos de «pricing» que pretendem.

Ainda sem comentários