Nokia mantém primeiro lugar mundial smartphones, perde quota

Publicado em 10/05/2011 12:43 em Geral

A fabricante finlandesa Nokia manteve no primeiro trimestre de 2011 o primeiro lugar no mercado mundial de smartphones, com 24,2 milhões de equipamentos vendidos (mais 12,6%), mas num ano diminuiu a sua quota de mercado de 38,8% para 24,3%, revelou a consultora IDC especializada em tecnologias e telecomunicações.

O mercado mundial de smartphones cresceu 79,7% homólogos nos três primeiros meses do ano em curso, atingindo os 99,6 milhões de terminais vendidos, indica aquela consultora internacional.

A Apple, cujas vendas mais do que duplicaram, conquistou o segundo lugar com 18,7 milhões de terminais vendidos e 18,7% de quota de mercado, ultrapassando a canadiana Research in Motion (RIM, que fabrica os BlackBerry), que vendeu 13,9 milhões de unidades (mais 31,1%) e ficou com 14,0% do mercado mundial, adianta a IDC.

A sul-coreana Samsung multiplicou as vendas mundiais de smartphones por quatro vezes e meia e ficou em quarto lugar, com vendas de 10,8 milhões de smartphones e uma quota de 10,8%, o que lhe permitiu ultrapassar a chinesa HTC, da Formosa (Taiwan), que ficou em quinto apesar de as suas vendas se terem multiplicado por quase 3,3 vezes, para 8,9 milhões de terminais, indica a consultora.

Ramon Llamas, research sénior da IDC, citado em comunicado, salienta que os principais fabricantes de terminais móveis estão a apostar cada vez mais nos smartphones para fazerem crescer as suas vendas e em smartphones de gama mais baixa e com preços mais competitivos.

Ainda sem comentários