Vendas mundiais de computadores crescem 7,0% primeiro trimestre

Publicado em 06/05/2011 01:40 em Equipamentos

As vendas mundiais de computadores cresceram 7,0% homólogos no primeiro trimestre de 2011, para mais de 88,61 milhões de unidades, indicou a consultora Canalys.

A Canalys indica que estes números incluem os «pads» (tablet PC) e que este segmento dinamizou as vendas nos três primeiros meses do ano.

A HP liderou o mercado, com uma quota de 16,6%, seguindo-se a Acer (12,8%), a Dell (11,3%), a Apple (9,5%) e a Lenovo (9,2%), segundo o relatório daquela consultora.

A Canalys assinala que no primeiro trimestre as vendas de «Pads» atingiram 6,4 milhões de unidades e a Apple representou quase três quartos (74%) do total. As vendas totais de computadores da Apple, incluindo iPad, cresceram 187,5% no primeiro trimestre.

Acrescenta que este domínio absoluto da Apple nos tablet PC deverá atenuar-se com o aparecimento no mercado de novos tablet de grandes fabricantes como a Acer, Asus, LG e RIM (BlackBerry).

Um inquérito da Canalys junto dos consumidores possuidores de «Pads» indica que estes são usados de forma semelhante aos computadores pessoais tradicionais.

Os utilizadores de iPad apresentam um uso muito maior de navegação na Web e consumo de vídeos, ainda que também usem aplicações correntes noutros dispositivos móveis, como o e-mail, acesso a redes sociais e a notícias e banca Internet.

A Canalys atribui as diferenças entre proprietários de iPad e utilizadores de outros tablets ao facto de os fãs da Apple disporem de um ecrã maior, terem uma diferente experiência de utilizador e disporem de um leque maior de aplicações.

Ainda sem comentários