RIM anuncia conjunto de novos equipamentos e funcionalidades

Publicado em 03/05/2011 18:57 em Equipamentos

A Research in Motion (RIM), fabricante dos smartphones BlackBerry, anunciou o lançamento dos smartphones BlackBerry Bold 9900 e 9930, que incluem uma nova plataforma baseada na última versão do sistema operativo da marca (BlackBerry 7), que serão lançados no Verão.

Em comunicados divulgados, a companhia canadiana precisa que o novo sistema operativo da BlackBerry permite separar os conteúdos pessoais dos profissionais e busca activada por voz, inclui novas aplicações para uso pessoal e facilita a navegação Internet, entre outras inovações introduzidas.

Os novos modelos vêm com teclado completo QWERTY, têm ecrã sensível ao toque de alto brilho e alta resolução, são os mais finos da marca, com uma espessura de 10,5 milímetros, e dispõem de uma plataforma de alto desempenho, com um processador de 1,2 gigahertz.

Vêm equipados com tecnologia NFC (Near Field Communications) que permite comunicações seguras de curta distância entre dois aparelhos com esta tecnologia.

O Blackberry Balance é uma nova funcionalidade incluída nos modelos Bold que permite a utilização do mesmo smartphone para o trabalho e para uso pessoal, sem comprometer a segurança dos conteúdos empresariais nem a privacidade dos conteúdos pessoais, garante a BlackBerry.

Esta aplicação não permite que os dados ou aplicativos criados para uso empresarial sejam usados por aplicativos pessoais, se o utilizador tentar realizar uma acção proibida pela política de tecnologias da informação da empresa é notificado disso e, caso o trabalhador abandone a empresa, o administrador pode remover remotamente as informações da empresa sem afectar os conteúdos pessoais.

Em caso de roubo do aparelho, é possível remover remotamente toda a informação contida no telemóvel, profissional e pessoal.

A RIM anunciou, ainda, o lançamento da plataforma «BlackBerry Enterprise Solution», que deverá estar no mercado ainda este ano e disponibilizará soluções de controlo e segurança dos telemóveis e tablet PC, incluindo os baseados no sistema operativo Android (da Google) e iOS (da Apple).

A BlackBerry sublinha que esta solução está desenhada para corresponder às necessidades dos clientes empresariais de disporem de uma gestão multiplataforma de dispositivos, visando «simplificar a gestão de uma variedade de terminais móveis».

A companhia canadiana apresentou o «Mobile Voice System 5» (MVS 5) sobre Wi Fi, que oferece a possibilidade de efectuar chamadas telefónicas utilizando aquela tecnologia de banda larga, actualmente disponível para três sistemas telefónicos mas que em breve será alargado a mais sistemas.

Observa que o MVS 5 permite fazer e receber chamadas através do sistema telefónico tradicional do escritório a partir de qualquer parte do mundo, sem prejudicar a segurança e a eficiência da ligação e oferecendo uma alternativa ao telefone fixo de secretária.

Por fim, a RIM anunciou que vai demonstrar esta semana uma aplicação de chat de vídeo destinada ao tablet PC Blackberry PlayBook, para chamadas de vídeo e partilha de vídeos utilizando Wi-Fi.

A aplicação deverá estar disponível gratuitamente no fim de Maio.

Ainda sem comentários