Lucros da Fujitsu no ano fiscal 2010 afectados por terramoto

Publicado em 28/04/2011 17:31 em Empresas

A multinacional japonesa de tecnologias da informação e electrónica Fujitsu anunciou hoje lucros de 55 mil milhões de ienes (454 milhões de euros), um pouco abaixo das previsões de Janeiro devido aos efeitos do violento sismo e tsunami que afectou o Japão.

Em comunicado, a companhia estima que os seus prejuízos decorrentes daquela catástrofe natural ascenderam a 11,6 mil milhões de ienes (95,7 milhões de euros).

O presidente da Fujitsu, Masami Yamamoto, citado no comunicado, destaca a gravidade da catástrofe e assumiu «o desafio» de minimizar os efeitos de interrupções na cadeia de fornecimento e utilizar as competências do grupo para apoiar a recuperação económica e a melhoria da vida dos japoneses.

Embora as instalações da Fujitsu estejam já operacionais e prontas para retomar a produção plena, a companhia não faz previsões para o próximo ano fiscal devido às incertezas da situação, nomeadamente quando ao fornecimento de componentes e ao investimento em tecnologias da informação e comunicações.

O volume de negócios da multinacional ascendeu no ano fiscal de 2010, terminado a 31 de Março de 2011, a 4 528,4 mil milhões de ienes (37,4 mil milhões de euros), um recuo de 3,2%, com vendas estáveis no Japão (2 941,0 mil milhões de ienes, ou 24,3 mil milhões de euros), enquanto a facturação no estrangeiro recuou 9,2% em ienes, principalmente devido à valorização da divisa japonesa.

Ainda sem comentários