Nokia e Microsoft assinam acordo de parceria definitivo

Publicado em 26/04/2011 12:48 em Destaques

A Nokia e a Microsoft anunciaram a assinatura do acordo definitivo de parceria global para a área dos smartphones, na sequência do anúncio efectuado a 11 de Fevereiro pelas duas multinacionais.

Em comunicado, a multinacional norte-americana líder na área do software e a companhia finlandesa número 1 mundial na área dos telemóveis anunciaram um progresso significativo no desenvolvimento de smartphones Nokia equipados com o sistema operativo Windows Phone, que poderão chegar ao mercado ainda em 2012.

A parceria prevê que o sistema operativo Windows Phone, da Microsoft, seja a principal plataforma dos smartphones da Nokia, que contribuirá com o seu «know-how» em áreas como a imagem, em que a fabricante finlandesa é líder de mercado.

A Nokia vai entregar os seus serviços de localização, navegação e mapas ao ecossistema do Windows Phone, nos termos do acordo celebrado.

Estabelece, ainda, que a Nokia ajudará no desenvolvimento do Windows Phone, contribuindo ao nível do design de hardware e apoio ao nível linguístico, além de impulsionar a chegada do Windows Phone a novos mercados e segmentos geográficos.

As duas empresas vão juntar capacidades na área do desenvolvimento de aplicações e jogos e todos os «developers» de aplicações Nokia podem inscrever-se gratuitamente na plataforma Windows Phone, no sentido de juntar os esforços dos programadores das duas plataformas no desenvolvimento local e global de aplicações.

A parceria inclui a abertura de uma nova loja online de conteúdos e aplicações Nokia que aproveite a infra-estrutura do Windows Marketplace.

A utilização da plataforma Windows Phone vai permitir à Nokia reduzir despesas operacionais, nomeadamente na área da investigação, e o Windows Phone deverá finalmente afirmar-se como um dos principais sistemas operativos no mercado até 2015.

O motor de busca Bing, da Microsoft, potenciará os serviços de pesquisa dos terminais e serviços da Nokia e a plataforma de publicidade Microsoft adCenter disponibilizará serviços de pesquisa de publicidade, enquanto os mapas Ovi, da Nokia, serão utilizados no Bing.

Os conhecimentos da Nokia na área da facturação móvel integrada e os acordos de facturação da companhia finlandesa com 112 operadores de telecomunicações de 36 países vão favorecer os participantes do ecossistema Windows Phone, segundo o comunicado.

A Nokia, que beneficiou do funcionamento mais intuitivo dos seus telemóveis no início da explosão do mercado móvel, mantém uma liderança destacada no mercado mundial de telemóveis mas tem vindo em perda acelerada de quota, em particular na área dos smartphones.

A Nokia utilizará, presumivelmente, o seu «know how», que lhe permitiu chegar à liderança do mercado mundial, para melhorar o sistema operativo Windows Phone.

A Microsoft deverá fazer «pagamentos substanciais» à Nokia, no âmbito dos mecanismos de intercâmbio de propriedade intelectual, na ordem dos milhões de dólares, precisam as empresas.

Ainda sem comentários