Devolo apresenta novos produtos de tecnologia «powerline»

Publicado em 13/04/2011 00:41 em Equipamentos

A empresa alemã Devolo especializada em tecnologia «powerline» (tecnologia de comunicações utilizando a rede de energia eléctrica doméstica) apresentou hoje novos produtos, incluindo uma solução que permite partilhar dispositivos com USB.

Em encontro com a imprensa, o director-geral da Devolo em Portugal, Nicolai Kollock, assinalou que esta solução é a ideal para partilhar impressoras, scanners, ou outros periféricos entre diversos computadores e outros dispositivos numa rede doméstica ou de uma pequena empresa.

Acrescentou que esta solução, que deverá estar comercialmente disponível ainda em Abril ou no princípio de Maio, transforma as tomadas de corrente numa porta USB permitindo ligar entre si e partilhar diversos dispositivos com ligação USB.

Adiantou que os dispositivos «powerline» funcionam a distâncias de 200 metros.

A Devolo anunciou ter recentemente atingido vendas acumuladas de 10 milhões de adaptadores «powerline», o que a confirma como líder mundial nesta tecnologia.

Kollock indicou que a Devolo já vendeu em Portugal cerca de 100 mil adaptadores.

Nicolai Kollock anunciou também o lançamento em Portugal dos novos adaptadores dLAN 500, que permitem criar uma rede doméstica ou numa pequena empresa de alta velocidade, até 500 megabits por segundo (Mbps), compatíveis com os adaptadores mais antigos, que tinham uma velocidade de 200 Mbps.

Adiantou que dentro de dois a três anos a Devolo espera ter adaptadores que permitam velocidades de transmissão de um gigabit por segundo (Gbps).

Kollock indicou que misturando dois ou mais tipos de adaptadores estes reconhecem-se automaticamente mas a rede doméstica funciona à velocidade permitida pelos dispositivos de menor capacidade.

O director-geral da Devolo em Portugal destacou que todos os dispositivos electrónicos geram interferências mas, quando é ligado um aparelho eléctrico ou um telemóvel, por exemplo, os adaptadores «powerline» da Devolo retomam automaticamente e com rapidez o funcionamento normal.

Nicolai Kollock adiantou que ainda este ano deve chegar ao mercado português um dispositivo «powerline» que pode ligar televisões, consolas de jogos e set-top-box à rede doméstica e apresentou novos cabos com cinco ou 18 ligações, com 0,16 milímetros de espessura, que podem fazer ligações domésticas a 100 Mbps praticamente invisíveis, porque podem passar por trás de papel de parede ou ficar por baixo da pintura.

Cristoph Rosseler, director de marketing da multinacional, indicou que a Devolo é líder mundial na tecnologia «powerline» com uma quota de mercado de cerca de 30%, e número um europeu com mais de 50% de quota de mercado em 2010.

Ainda sem comentários