Maioria utilizadores computadores descura backup semanal

Publicado em 08/04/2011 16:08 em Geral

A maioria dos utilizadores diários de computador descura a precaução de fazer cópias de segurança pelo menos uma vez por semana, segundo um estudo da Staples, realizado online pela Zogby Internacional a dois milhares de entrevistados.

O estudo promovido pela Staples indica que são menos de dois quintos os utilizadores habituais de computadores que têm o hábito de fazer cópia de segurança pelo menos uma vez por semana, enquanto quase um terço indica que o faz apenas uma vez por ano ou nunca.

Os resultados levam a empresa a concluir que a maioria das pessoas tem vontade de realizar a manutenção do computador mas muitos não a conseguem fazer com eficácia ou não dispõem de conhecimentos para isso, enquanto outros «encaram a manutenção dos computadores como uma acção assustadora e confusa», a que não dão prioridade.

Mais de quatro em cada cinco (83%) dos entrevistados confiam em que os respectivos computadores estão bem protegidos contra os vírus.

A Staples aponta como outros indícios de fracos conhecimentos nestas áreas o facto de quase metade dos entrevistados afirmarem que reiniciar o computador ou ter um programa anti-vírus deixa a máquina lenta e desconhecerem que o aumento da memória RAM é geralmente uma boa solução de hardware para melhorar a velocidade dos computadores.

A Staples divulgou o estudo a propósito do lançamento na loja de Faro, no dia 10 de Abril, do seu serviço Easy Tech, que presta serviços especializados de tecnologia e já está disponível nas lojas de Sintra, Alfragide e Braga.

Ainda sem comentários