Vendas de telemóveis cresceram a um dígito pela primeira vez desde 2001

Publicado em 30/03/2010 13:09 em Geral

As vendas de telemóveis cresceram a um dígito pela primeira vez desde 2001, com a crise económica a afectar duramente a taxa de substituição de terminais, e a competição intensificou-se em toda a cadeia de valor, segundo um relatório da Informa Telecoms & Media.



A intensa concorrência está a forçar muitos fabricantes e operadores a mudarem drasticamente os seus modelos de negócios ou arriscam-se a serem expulsos do mercado à medida que as economias de escala, o poder das marcas e a distribuição se tornam factores chave para determinar o êxito, segundo David McQueen, autor do relatório.



No entanto, o panorama do mercado de telemóveis não pode ser considerado sombrio, com mais de mil milhões de unidades vendidas anualmente e um volume de negócios de 127 mil milhões de dólares (mais de 88 mil milhões de euros) no ano passado.



McQueen considera que os frabricantes de telemóveis, para resistirem à crise global, precisam de redimensionar a sua carteira de terminais, procurar formas de diferenciação do produto e cortar custos, o que requer uma redifinição de estratégias.

Ainda sem comentários