Sistema informático da Comissão Europeia alvo de ataque grave

Publicado em 25/03/2011 09:00 em Internet

O sistema informático da Comissão Europeia foi alvo de um grave ataque de «hackers» poucas horas antes da cimeira dos 27, a decorrer durante dois dias.

O ataque informático foi classificado como «sério» por um porta-voz da Comissão Europeia, o qual precisou que os serviços da Alta Representante da União Europeia, Catherine Ashton, foram particularmente afectados.

O ataque de pirataria informática ocorreu ao fim do dia de quarta-feira, antes de uma cimeira em que os assuntos económicos estão no centro da agenda mas em que a questão da Líbia também deverá estar presente.

A Comissão Europeia ficou sem mails externos e também foram reportados problemas nos serviços informáticos do Parlamento Europeu.

Os funcionários da Comissão Europeia foram advertidos que não deveriam abrir mensagens electrónicas com o título «Confirmação da sua identidade. Verificação da sua conta de email».

Este foi o segundo ciber ataque aos serviços da Comissão Europeia desde o início deste ano.

O ataque deu origem a especulações de que poderia ser uma retaliação contra os bombardeamentos da Líbia, com envolvimento militar de países da UE.

Ainda sem comentários