Android ultrapassou quota mundial sistema operativo Blackberry

Publicado em 12/03/2011 00:28 em Geral

O sistema operativo para smartphones Android, da Google, ultrapassou em Fevereiro pela primeira vez a quota de mercado do sistema operativo dos Blackberry, alcançando o terceiro lugar mundial, indicou a consultora StatCounter.

O sistema operativo Symbian, utilizado pela líder mundial de terminais móveis Nokia, manteve em Fevereiro o primeiro lugar com uma quota de 30,7% do mercado mundial, seguido do Apple iOS, com 24,6%.

O Android aumentou em Fevereiro a sua quota no mercado mundial de sistemas operativos móveis, para 15,2%, ultrapassando o Blackberry, que não foi além dos 14,5%.

Aquela consultora salienta que em 12 meses o Android quase triplicou a sua quota de mercado, passando de 5,4% para 15,2%, enquanto o iOS, da Apple, caiu no mesmo período de 33,9% para 24,6%.

A StatCounter afirma que o sistema operativo iOS liderava em Fevereiro o mercado norte-americano, com uma quota de 37,5%, seguido pelo Android (26,4%), que ultrapassou o Blackberry (22,2%). O Symbiam tinha em Fevereiro nos Estados Unidos uma presença pouco significativa, com uma quota de 5,7%.

No entanto, dados da consultora comScore indicam que no final de Janeiro o Android liderava o mercado de sistemas operativos móveis dos Estados Unidos, com uma quota de 31,2%, seguido do Blackberry (30,4%) e do Apple iOS (24,7%), enquanto o Windows Phone 7, da Microsoft, não ía além de 8%.

A StatCounter indicou, também, que a utilização de Internet móvel mais do que duplicou a nível mundial no espaço de um ano, passando de 1,72% dos acessos totais à Web para 4,45%.

Ainda sem comentários