NEC e Lenovo criam empresa comum para área de PC

Publicado em 07/02/2011 15:29 em Geral

As fabricantes de tecnologia japonesa NEC e chinesa Lenovo anunciaram a criação de uma empresa comum para formar a maior fabricante de computadores pessoais (PC) do Japão, terceiro maior mercado de PC do mundo.

A NEC detinha já a liderança do mercado japonês e a Lenovo, que adquiriu a divisão de com putadores pessoais da IBM há alguns anos, é uma das cinco fabricantes de computadores com maior crescimento em todo o mundo.

A Lenovo vendeu 9,55 milhões de computadores (mais 21,1%) no último trimestre de 2010 e ficou em quarto lugar no mercado mundial, com uma quota de 10,4%.

Em comunicado, as duas multinacionais indicam que a nova «NEC Lenovo Japan Group», que terá como subsidiárias a Lenovo Japão e a NEC Personal Products, alia a «reconhecida excelência» da NEC com a experiência tecnológica e posição da Lenovo no mercado global.

Dentro daquele grupo, as duas multinacionais vão criar a «Lenovo NEC Holdings», registada na Holanda.

A Lenovo detém 51% da empresa comum e a NEC 49%, cabendo a presidência da nova companhia ao actual presidente da NEC Personal Products, Hideyo Takasu.

A Lenovo e a NEC vão manter as suas marcas na área do consumo, assim como canais de distribuição e assistência.

No âmbito desta operação, a NEC vai receber 175 milhões de dólares (130 milhões de euros) da Lenovo por emissão de acções, indica o comunicado.

A operação de constituição da nova companhia deverá ficar concluída até ao fim do semestre em curso.

Ainda sem comentários