PT anuncia intalação de maior «data center» de Portugal

Publicado em 04/02/2011 20:13 em Geral

A Portugal Telecom anunciou a instalação na Covilhã do maior «data center» (centro de processamento de dados) de Portugal e um dos maiores da Europa, com capacidade para alojar mais de 50 mil servidores.

Os «data center» são instalações que concentram uma grande capacidade de processamento e de armazenamento de dados.

Em comunicado, a PT indica que o novo centro de processamento de dados se irá posicionar como «um pólo de exportação de capacidade de armazenamento de dados de empresas europeias e de serviços tecnológicos» e vai focar-se na disponibilização de serviços de «cloud computing» (computação em núvem) a grandes e a pequenas e médias empresas (PME).

A computação em núvem traduz-se na utilização online por empresas de aplicações que ficam residentes nos servidores do fornecedor dos serviços e são acedidas remotamente, por Internet, pelas empresas utilizadoras.

A PT indica que o novo centro de dados, que entra em funcionamento no segundo semestre de 2012, terá uma área de 45 mil metros quadrados, inclui a criação de um parque eólico com 28 torres, será uma «referência mundial em termos de eficiência energética» e beneficiará do investimento que a operadora está a fazer na rede de fibra óptica.

Quando entrar em funcionamento, vai duplicar a capacidade dos centros de dados existentes em Portugal, garante a PT.

Ainda sem comentários